1) OBJETIVO
Este manual tem como objetivo instruir o usuário efetuar os lançamentos de Acidente de Trabalho e Auxílio Doença na folha de 13º Salário.
2) 13º SALÁRIO – ACIDENTE DE TRABALHO E AUXÍLIO DOENÇA
Para que o sistema faça a contagem corretamente do período a abater no cálculo do 13º se for o caso, é necessário que o usuário tenha informado no histórico do funcionário as movimentações de afastamentos e retornos corretamente.
Acesse o menu Movimentação > Movimento de Funcionário.
Informe o ‘Tipo de Movimento’ – 80. Afastamento do Trabalho;
Na Aba ‘Geral’ informe:
Data Início;
Data Final;
Situação no Afastamento;
Tipo de Movimento Saída;
Tipo de Movimento Retorno.
Observação: Se o empregador optar em não descontar o período de afastamento de acidente de trabalho no cálculo do 13º salário ele deve marcar, conforme já mencionamos anteriormente o item existente em Arquivo / Configurações / Folha Pagamento / Opções1: ‘Lançar automaticamente 13 sem descontar meses de afastamento de acidente de trabalho’, isto porque o acidente de trabalho também é pago pela previdência.