1) OBJETIVO
Este manual tem como objetivo instruir o usuário no cadastro de Certificado Digital.
Nessa rotina é possível efetuar o controle de vencimento dos certificados e também cadastrar o certificado para importação do XML das notas fiscais no Document Center.
2) CADASTRO
Acesse o Módulo Administrativo > Cadastros > Certificado Digital.
Clique em [Adicionar];
Selecione a empresa para buscar do Certificado Digital.
Caso a empresa tenha filiais é necessário buscar filial por filial para vincular o certificado.
Selecione o Tipo de Certificado Digital;
Busque o certificado digital que será utilizado clicando em ‘Escolher Arquivo’;
Informe a senha do certificado;
Clique em [Ler Certificado].
Selecione de quem é a ‘Posse’ do certificado;
Informe o Responsável;
Selecione o ‘Período’ que deseja que o sistema efetue a leitura das notas fiscais para importar;
Clique em [Salvar].
Atenção:
Para filiais localizadas nos estados de Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS), o checkbox “Contabilista?” será exibido. Essa opção está disponível para essas regiões devido à integração com o Webservice Regional, específico para essas localidades. Para demais estados, o sistema utilizará o Webservice Nacional, onde essa opção não é aplicável.
Se a empresa com sede no Rio Grande do Sul ou Santa Catarina também atender empresas de fora do estado, abrangendo o âmbito nacional, será necessário cadastrar o certificado digital duas vezes:
1. Com a marcação ‘Contabilista?’: Para atender as empresas com sede no Rio Grande do Sul ou Santa Catarina.
2. Sem a marcação ‘Contabilista?’: Para atender as empresas com sede fora do Rio Grande do Sul ou Santa Catarina, abrangendo o âmbito nacional.
3) FUNÇÕES DA TELA
3.1. Buscar
Permite realizar busca dos certificados cadastrados.
Preencha os filtros;
Clique em [Buscar].
O sistema relaciona todos os certificados conforme legenda/cor:
Vence a 5 Dias (laranja);
Vence em 15 Dias (amarelo);
Vence em 30 Dias (verde);
Vencido (vermelho).