Manual Cadastro de Pensionista

1) OBJETIVO

    Este manual tem como objetivo orientar o usuário no processo de cadastro de pensionistas.

    2) CADASTRO PENSIONISTA

    Acesse o menu Cadastros > Pessoas > Pensionista > Aba Dados Cadastrais.

    Clique em [Incluir];

    Informe os dados do pensionista:

    CPF;

    Nome;

    Data Nascimento;

    No campo Responsável, selecione o ‘Nome do Funcionário’ que será o responsável pelo pagamento da pensão;

    Clique em [Salvar].

    3) INCLUSÃO DOS DADOS NO CADASTRO DO FUNCIONÁRIO

      Acesse o menu Cadastros > Pessoas > Funcionários > Aba Dependentes.

      Clique em [Procurar] para localizar o funcionário;

      No cadastro do funcionário que será responsável pelo pagamento da pensão,

      Informe:

      Nome: Nome completo do dependente/pensionista;

      Data de Nascimento: Data de nascimento do pensionista;

      Grau de Parentesco: Relacionamento do pensionista com o funcionário;

      Código IR: Código referente ao imposto de renda para dependentes;

      Tipo de Dependente e-Social: Selecione o tipo de dependente conforme as definições do e-Social;

      CPF: Número do CPF do dependente;

      Local de Nascimento: Cidade e estado onde o dependente nasceu;

      Clique em [Salvar].

      Observação: Tanto no cadastro de pensionista quanto na aba dependente, sempre deverão ser informadas as informações da pessoa que receberá a pensão.

      Se o pensionista for uma criança, os dados da criança (como nome, CPF, data de nascimento, etc.) deverão ser preenchidos. Nunca insira os dados da mãe, pai ou de outra pessoa responsável pela criança. O cadastro deve refletir exclusivamente as informações do beneficiário da pensão.