1) OBJETIVO
Este manual tem como objetivo instruir no cadastro de usuários no Athenas 3000, atribuindo permissões e restrições de acesso.
Para realizar o cadastro é necessário acesso pelo usuário ‘Administrador’.
As permissões/restrições podem ser configuradas por usuário ou por grupo de usuário.
2) CADASTRO
Acesse no Módulo Administrativo menu Arquivo > Usuários.
2.1. Aba Básico
Clique em [Incluir];
Informe o ‘Acesso’ – Nome do Usuário;
Informe a ‘Senha’ (sendo possível somente com números e sem zeros à esquerda);
Informe o ‘Nome Completo’ do usuário;
No quadrante ‘Tipo Usuário’ marque a flag conforme classificação do usuário.
2.2. Aba Outros
O sistema permite copiar perfil de usuário já cadastrado.
No campo ‘Código’ selecione o usuário que deseja copiar;
Clique em [Copiar];
O sistema irá copiar todas as configurações básicas do usuário selecionado, para em seguida, realizar a definição dos acessos do novo usuário cadastrado.
No campo ‘Empresas que pode ser Acessadas’ é possível informar as empresas que o usuário pode visualizar, podendo ser mais de uma, dessa forma, a numeração deve separada por ponto e vírgula (;);
Analise e marque todas as ações que o usuário poderá ter acesso no sistema.
2.3. Aba Permissões
Nesta aba é configurado as permissões que o usuário terá para incluir, alterar, imprimir ou excluir registros.
Observe que a árvore de opções reflete exatamente todos os menus do sistema, devendo ser marcadas as opções de acordo com as permissões de cada usuário.
Clique sobre a opção do menu;
Marque no quadrante ‘Opções’ quais as ações o usuário poderá executar.
2.4. Aba Vendas
Na aba Vendas são definidas as permissões e restrições de acesso para o usuário do estoque.
Na subaba ‘Geral’, no campo ‘Pessoa’ selecione o usuário que terá permissão para realizar a movimentação de Entrada e Saida de mercadorias.
Analise todas as subabas e marque as ações que o usuário terá permissão.
2.5. Aba Compras
Nesta aba são definidas as permissões para entrada mercadoria e solicitação de compras.
Analise todas as subabas e marque as ações que o usuário terá permissão.
2.6. Aba Centro de Custo/Orçamento
Informe qual ou quais os ‘Centros de Custos’ que o usuário poderá utilizar no momento do lançamento de requisição de Material/ Serviço.
É necessário marcar a opção ‘Req. Mat/Serv’.
2.7. Aba E-mail/SMS
Nesta aba é possível configurar o e-mail do usuário para utilização das funcionalidades de envio e recebimento de e-mails automáticos.
A opção de SMS permite que o sistema envie mensagens instantâneas no celular do usuário.
Informe o endereço de e-mail do usuário;
No campo ‘Senha’ informe a senha utilizada no provedor de e-mail;
No campo ‘Assinatura de E-mail’ pode se criar assinatura padrão para envio;
Após o preenchido das permissões padrão, verifique as demais abas/subabas e configure de acordo com o perfil do usuário.