Manual Cadastro de Usuários

1) OBJETIVO

Este manual tem como objetivo instruir no cadastro de usuários no Athenas 3000, atribuindo permissões e restrições de acesso.

Para realizar o cadastro é necessário acesso pelo usuário ‘Administrador’.

As permissões/restrições podem ser configuradas por usuário ou por grupo de usuário.

2) CADASTRO

Acesse no Módulo Administrativo menu Arquivo > Usuários.

2.1. Aba Básico

Clique em [Incluir];

Informe o ‘Acesso’ – Nome do Usuário;

Informe a ‘Senha’ (sendo possível somente com números e sem zeros à esquerda);

Informe o ‘Nome Completo’ do usuário;

No quadrante ‘Tipo Usuário’ marque a flag conforme classificação do usuário.

2.2. Aba Outros

O sistema permite copiar perfil de usuário já cadastrado.

No campo ‘Código’ selecione o usuário que deseja copiar;

Clique em [Copiar];

O sistema irá copiar todas as configurações básicas do usuário selecionado, para em seguida, realizar a definição dos acessos do novo usuário cadastrado.

No campo ‘Empresas que pode ser Acessadas’ é possível informar as empresas que o usuário pode visualizar, podendo ser mais de uma, dessa forma, a numeração deve separada por ponto e vírgula (;);

Analise e marque todas as ações que o usuário poderá ter acesso no sistema.

2.3. Aba Permissões

Nesta aba é configurado as permissões que o usuário terá para incluir, alterar, imprimir ou excluir registros.

Observe que a árvore de opções reflete exatamente todos os menus do sistema, devendo ser marcadas as opções de acordo com as permissões de cada usuário.

Clique sobre a opção do menu;

Marque no quadrante ‘Opções’ quais as ações o usuário poderá executar.

2.4. Aba Vendas

Na aba Vendas são definidas as permissões e restrições de acesso para o usuário do estoque.

Na subaba ‘Geral’, no campo ‘Pessoa’ selecione o usuário que terá permissão para realizar a movimentação de Entrada e Saida de mercadorias.

Analise todas as subabas e marque as ações que o usuário terá permissão.

2.5. Aba Compras

Nesta aba são definidas as permissões para entrada mercadoria e solicitação de compras.

Analise todas as subabas e marque as ações que o usuário terá permissão.

2.6. Aba Centro de Custo/Orçamento

Informe qual ou quais os ‘Centros de Custos’ que o usuário poderá utilizar no momento do lançamento de requisição de Material/ Serviço.

É necessário marcar a opção ‘Req. Mat/Serv’.

2.7. Aba E-mail/SMS

Nesta aba é possível configurar o e-mail do usuário para utilização das funcionalidades de envio e recebimento de e-mails automáticos.

A opção de SMS permite que o sistema envie mensagens instantâneas no celular do usuário.

Informe o endereço de e-mail do usuário;

No campo ‘Senha’ informe a senha utilizada no provedor de e-mail;

No campo ‘Assinatura de E-mail’ pode se criar assinatura padrão para envio;

Após o preenchido das permissões padrão, verifique as demais abas/subabas e configure de acordo com o perfil do usuário.