Manual Cadastro Plano de Contas e Centro de Custos no Módulo Administrativo

1) OBJETIVO

    Este manual tem como objetivo instruir o usuário no cadastro do Plano de Contas e Centro de Custos pelo Módulo Administrativo.

    2) CADASTRO PLANO DE CONTAS

    2.1. Modelo de Plano de Contas

    O sistema já possui modelos de plano de contas pré-cadastrados e também permite a importação de modelos de plano de contas predefinidos. Para cadastrar um novo plano de contas no Athenas3000, siga os procedimentos indicados a seguir.

    O processo de cadastro de um plano de contas no Athenas3000 começa com a definição de um modelo adequado.

    Acesse o menu Cadastros > Financeiro > Modelo de Plano de Contas.

    Clique em [Incluir];

    Informe o ‘Nome’ do ‘Plano de Contas’ que está sendo cadastrado;

    Informe o ‘Formato’ do ‘Plano de Contas’;  

    Observação:

    Ao cadastrar um plano de contas, é necessário definir a máscara e a quantidade de níveis para garantir o correto registro.

    Suponhamos que o plano de contas possua 5 níveis e que o classificador funcione da seguinte maneira:

    9.99.99.999.99999

    Definimos então o campo formato da seguinte forma:

    12235

    1 – Define que o primeiro nível irá variar de 0 a 9;

    2 – Define que o segundo nível irá variar de 0 a 99;

    2 – Define que o terceiro nível irá variar de 0 a 99;

    3 – Define que o quarto nível irá variar de 0 a 999;

    5 – Define que o quinto nível irá variar de 0 a 99999.

    Clique em [OK] para salvar.

    2.2. Cadastro Empresa

    Após definido o modelo do plano de contas, acesse o menu Cadastros > Empresas > Aba Parâmetros > Subaba Financeiro.

    No quadrante ‘Plano de Contas’ informe o ‘Código’ do ‘Modelo de Plano de Contas’ cadastrado.

    Clique em [OK] para salvar.

    2.3. Cadastro Plano De Contas

    Após definido o modelo e informado no cadastro de empresas, acesse o menu Cadastros > Financeiro > Plano de Contas.

    O plano de contas possui dois tipos de contas a serem incluídas: Sintéticas e Analíticas.

    Contas Sintéticas: São contas totalizadoras, que não recebem lançamentos diretamente, mas apenas consolidam os valores.

    Contas Analíticas: São as contas que efetivamente recebem os lançamentos financeiros.

    Para incluir ‘Contas Sintéticas’ (Totalizadoras)

    Clique em [Conta];

    Defina o nome da conta;

    Selecione o tipo (Sintética ou Analítica);

    Selecione a natureza (Devedora ou Credora);

    Clique em [OK] para salvar.

    Para incluir ‘Contas Analíticas’

    Localize o grupo da conta sintética onde deseja inserir a nova conta;

    Em seguida, clique em [Sub Conta];

    No exemplo abaixo, para incluir a conta “C A I X A”, primeiro selecione “CAIXA GERAL” e, então, cliquei no botão de inclusão.

    Observe que a conta analítica “C A I X A”, após ser incluída, passa a fazer parte do subgrupo “CAIXA GERAL”, que é uma subconta de “DISPONÍVEL”, que, por sua vez, é subconta de “ATIVO CIRCULANTE”, que está dentro da subconta “ATIVO”.

    Observação: As contas analíticas devem ser alocadas no último nível da estrutura da máscara do plano de contas para garantir uma melhor organização e operacionalização.

    2.4. Alterar Conta Cadastrada

    Essa orientação aplica-se a todas as ferramentas de pesquisa do sistema Athenas3000.

    Embora a explicação esteja focada no plano de contas, a metodologia é a mesma para todas as telas que possuem o botão de pesquisa ‘Procurar’.

    Clique em [Procurar];

    No campo indicado, selecione o tipo de dado que deseja utilizar na pesquisa. Nesta tela, estão disponíveis os seguintes campos:

    Em ‘Comparação’, selecione o critério de comparação;

    Em ‘Comparar com’, insira o termo de busca.

    No exemplo a seguir, a pesquisa foi realizada pelo nome da conta:

    – Em ‘Campo’, selecione ‘Nome’;

    – Em ‘Comparação’, selecione ‘Contendo’;

    – Em ‘Comparar com’, informe o termo ‘Vendas’.

    Com esses critérios, o sistema buscará contas cujo nome contenha a palavra ‘vendas’.

    Após localizar a conta desejada, basta selecioná-la e clicar em [OK] para prosseguir com a alteração.

    Após selecionar a conta, clique em [Alterar];

    Realize as alterações desejadas no campo escolhido;

    E em seguida clique em [OK] para salvar.  

    2.5. Imprimir Plano de Contas

    Para imprimir o Plano de Contas clique em [Imprimir];

    Selecione as opções desejadas;

    Em seguida, clique em [Imprimir].

    3) CADASTRO CENTRO DE CUSTOS

      3.1. Cadastro Empresa

      O sistema já inclui pelo menos um modelo de centro de custo pré-cadastrado. Caso prefira criar um modelo personalizado, siga os passos abaixo:

      O cadastro do centro de custo começa com a definição do seu formato no cadastro de empresas.

      Acesse o menu Cadastros > Empresas > Aba Parâmetros > Subaba Financeiro.

      No quadrante ‘Centro de Custo’ informe o ‘Código do Centro de Custo’ e o ‘Formato’.

      Observação:

      Suponhamos que o plano de contas possua 3 níveis e que o classificador funcione da seguinte maneira:

      9.99.999

      Definimos então o campo formato da seguinte forma:

      123

      1 – Define que o primeiro nível irá variar de 0 a 9;

      2 – Define que o segundo nível irá variar de 0 a 99;

      3 – Define que o quarto nível irá variar de 0 a 999;

      Clique em [OK] para salvar.

      3.2. Centro de Custos

      Após definido o código e o formato do Centro de Custo no cadastro de empresas, acesse o menu Cadastros > Financeiro > Centro de Custos.

      O centro de custo possui dois tipos de contas: Sintéticas e Analíticas.

      Contas Sintéticas: São contas totalizadoras que não recebem lançamentos diretamente, apenas consolidam os valores.

      Contas Analíticas: São contas que efetivamente recebem os lançamentos.

      Para incluir Contas Sintéticas (Totalizadoras)

      Clique em [I. Sub Conta];

      Defina o nome da conta,

      Selecione o tipo (Sintética ou Analítica);

      Clique em [OK] para salvar.

      Para incluir Contas Analíticas

      Localize o grupo da conta sintética onde deseja adicionar a nova conta;

      Clique em [I. Sub Conta];

      No exemplo abaixo, para incluir a conta “Diretoria”, primeiro selecione “ADMINISTRATIVO” e, em seguida, cliquei no botão de inclusão.

      Observe que a conta analítica “Diretoria”, após ser incluída, passa a fazer parte do subgrupo “ADMINISTRATIVO”, que é uma subconta de “ADMINISTRATIVO”.

      Observação: As contas analíticas devem ser alocadas no último nível da estrutura da máscara do plano de contas para garantir uma melhor organização e operacionalização.

      3.3. Alterar Conta Cadastrada

      Para alterar uma conta já cadastrada, siga a mesma metodologia descrita no processo de cadastramento do plano de contas localizada no item 2.4. deste manual.

      3.4. Imprimir Centro de Custos

      Para imprimir os centros de custo, clique em [Imprimir], o sistema exibirá a visualização do relatório do centro de custo.