1) OBJETIVO
Este manual tem como objetivo instruir o usuário no cadastro de tipos de documentos.
2) CADASTRO
O cadastro de tipos de documento serve para utilização tanto na rotina de contas a Pagar/Receber quanto na rotina fiscal.
O banco de dados do sistema traz diversas formos ‘Tipos de Documento’ cadastradas.
Para novo cadastro acesse o menu Cadastros > Financeiro > Tipo de Documento.
Clique em [Incluir];
Informe no campo ‘Nome’ o título da forma de pagamento;
Na aba ‘Geral’ marque as flags conforme definição:
Número Obrigatório: Caso utilizado o número deverá ser sempre informado;
Detalhar Documento: marcar caso deseja detalhar no contas a pagar/receber;
Documento Emissão Própria: marcar quando houver emissão de notas fiscais pela empresa;
Documento Extemporâneo: marcar quanto houver emissão de documentos extemporâneos;
Devolução Requerida: utilizado para Documentos do módulo Protocolo;
Conciliação Automática: utilizado para o módulo contas a pagar/receber, se marcado a conciliação será feita automaticamente;
Não Imprimir Documento: se marcado não haverá impressão deste;
Usar Em NFC’e: se Marcado, aparecerá no módulo NF’e do Athenas no momento do fechamento da venda.
Documento Fiscal: define se o documento é utilizado para operações de compra e venda de Materiais, se Serviços Tomados, Prestados ou se Materiais e serviços.
Demais campos e abas serão preenchidos conforme necessidade específica da empresa.
Clique em [OK] para salvar.