Manual Como Disponibilizar Informe de Rendimentos no Layout da DIRF

1) OBJETIVO

Este manual tem como objetivo instruir o usuário como enviar o Informe de Rendimento aos funcionários no layout do programa da DIRF disponibilização pela Receita Federal do Brasil.

Observação: atualmente o Informe de Rendimentos disponibilizado no Portal do Colaborador é no layout do sistema Athenas 3000.

Esta rotina permite que a empresa envie o Informe de Rendimentos no layout do programa da DIRF.

2) HABILITAR O USUÁRIO INTERNO PARA ACESSAR A ROTINA DO UPLOAD DO INFORME DE RENDIMENTOS

Acesse o Módulo Administrativo menu Cadastros > Usuários ou Grupo de Usuários.

No usuário que deseja habitar a opção, clique em [Permissões].

Selecione o Módulo ‘Pessoal’.

Clique em Ferramentas;

Habilite a flag Importações;

Clique em [Salvar].

3) IMPORTAÇÃO DIRF

A empresa pode optar em realizar o ‘Upload’ de duas formas:

Importar Todos os Funcionários ou;

Importar Funcionários Específicos.

Em ambos os casos, o usuário deve acessar o programa da DIRF e salvar o arquivo do Informe de Rendimentos, conforme necessidade.

Acesse o Módulo Pessoal menu Ferramentas > Importações > Importação DIRF.

Clique no ícone indicado na tela para realizar o ‘Upload’.

Selecione o arquivo salvo do programa da DIRF;

Clique em [Enviar];

Pronto! O Informe de Rendimentos dos funcionários estarão disponíveis no Portal do Colaborador.

4) ACESSO INFORME DE RENDIMENTOS – FUNCIONÁRIOS DESLIGADOS

4.1. Prazo de Acesso ao Portal do Colaborador

Como padrão do sistema, o funcionário desligado tem acesso ao Portal do Colaborador pelo prazo de 90 dias.

Mas a empresa pode optar em conceder o acesso por período superior.

Acesse o Módulo Pessoal menu Configurações > Portal do Colaborador.

Informe a ‘Quantidade de Dias’ o funcionário terá acesso ao Portal no campo ‘Quantidade de dias que o colaborador poderá acessar o sistema após desligamento’;

Se a quantidade de dias determinada for aplicada para todas a empresa, clique em [Salvar].

Se a quantidade definida for somente para a empresa logada, é necessário marcar a flag ‘Salvar Configuração somente para a empresa logada’;

Em seguida clique em [Salvar].

4.2. Login/Senha de Acesso ao Portal do Colaborador

Para que o ex-funcionário tenha acesso ao Portal do Colaborador é possível enviar por e-mail o Login e Senha de acesso.

Acesse o Módulo Administrativo menu Ferramentas > envio de e-mails para Funcionários.

No campo ‘Status do Funcionário’ selecione a opção ‘Desligado’;

Marque a flag ‘Enviar e-mail’;

Selecione os ‘Funcionários’ que deseja enviar o e-mail;

Clique em [Enviar].

Observação: deve conter no cadastro do ex-funcionário um e-mail pessoal para que receba o login/senha de acesso.