1) OBJETIVO
Este manual tem como objetivo instruir o usuário como enviar o Informe de Rendimento aos funcionários no layout do programa da DIRF disponibilização pela Receita Federal do Brasil.
Observação: atualmente o Informe de Rendimentos disponibilizado no Portal do Colaborador é no layout do sistema Athenas 3000.
Esta rotina permite que a empresa envie o Informe de Rendimentos no layout do programa da DIRF.
2) HABILITAR O USUÁRIO INTERNO PARA ACESSAR A ROTINA DO UPLOAD DO INFORME DE RENDIMENTOS
Acesse o Módulo Administrativo menu Cadastros > Usuários ou Grupo de Usuários.
No usuário que deseja habitar a opção, clique em [Permissões].
Selecione o Módulo ‘Pessoal’.
Clique em Ferramentas;
Habilite a flag Importações;
Clique em [Salvar].
3) IMPORTAÇÃO DIRF
A empresa pode optar em realizar o ‘Upload’ de duas formas:
Importar Todos os Funcionários ou;
Importar Funcionários Específicos.
Em ambos os casos, o usuário deve acessar o programa da DIRF e salvar o arquivo do Informe de Rendimentos, conforme necessidade.
Acesse o Módulo Pessoal menu Ferramentas > Importações > Importação DIRF.
Clique no ícone indicado na tela para realizar o ‘Upload’.
Selecione o arquivo salvo do programa da DIRF;
Clique em [Enviar];
Pronto! O Informe de Rendimentos dos funcionários estarão disponíveis no Portal do Colaborador.
4) ACESSO INFORME DE RENDIMENTOS – FUNCIONÁRIOS DESLIGADOS
4.1. Prazo de Acesso ao Portal do Colaborador
Como padrão do sistema, o funcionário desligado tem acesso ao Portal do Colaborador pelo prazo de 90 dias.
Mas a empresa pode optar em conceder o acesso por período superior.
Acesse o Módulo Pessoal menu Configurações > Portal do Colaborador.
Informe a ‘Quantidade de Dias’ o funcionário terá acesso ao Portal no campo ‘Quantidade de dias que o colaborador poderá acessar o sistema após desligamento’;
Se a quantidade de dias determinada for aplicada para todas a empresa, clique em [Salvar].
Se a quantidade definida for somente para a empresa logada, é necessário marcar a flag ‘Salvar Configuração somente para a empresa logada’;
Em seguida clique em [Salvar].
4.2. Login/Senha de Acesso ao Portal do Colaborador
Para que o ex-funcionário tenha acesso ao Portal do Colaborador é possível enviar por e-mail o Login e Senha de acesso.
Acesse o Módulo Administrativo menu Ferramentas > envio de e-mails para Funcionários.
No campo ‘Status do Funcionário’ selecione a opção ‘Desligado’;
Marque a flag ‘Enviar e-mail’;
Selecione os ‘Funcionários’ que deseja enviar o e-mail;
Clique em [Enviar].
Observação: deve conter no cadastro do ex-funcionário um e-mail pessoal para que receba o login/senha de acesso.