1) OBJETIVO
Este manual tem como objetivo instruir o usuário sobre o processo de informar vários centros de custos em um único registro fiscal dentro do sistema.
2) LANÇAMENTO FISCAL COM DIVERSOS CENTROS DE CUSTOS
Acesse o Módulo Fiscal menu Movimentação > Registro Fiscal.
Dê um duplo clique no campo do centro de custo ou utilize o atalho CTRL + ALT + V.
Abrirá a tela de Rateio de Centros de Custos;
Informe os centros de custos e os valores correspondentes para o rateio.
Preencha os centros de custo utilizados conforme necessário.
Informe o valor de cada centro de custo: Especifique manualmente o valor a ser alocado para cada centro de custo;
Informe o percentual correspondente: Caso prefira, pode optar por distribuir o valor total da nota fiscal utilizando percentuais, e o sistema calculará automaticamente os valores correspondentes para cada centro de custo.
Clique em [OK] para salvar.
Observação:
O sistema não permitirá que o rateio seja feito com qualquer diferença em relação ao valor total da nota. Caso o valor rateado não corresponda ao valor total da nota fiscal, uma mensagem de alerta aparecerá solicitando o ajuste necessário.
Após o ajuste correto, a visualização do registro fiscal ficará da seguinte forma, mostrando os centros de custos e os valores ou percentuais corretamente distribuídos, conforme configurado.
3) PLANO DE CONTAS
As contas contábeis que realizam a contabilização por centro de custo precisam estar configuradas corretamente.
Acesse o menu Cadastros > Plano de Contas > Aba Forma de Lançamento.
Selecione a ‘Conta Contábil’;
Marque a flag ‘Lançar C. de Custo Contabilidade;
Clique em [OK] para salvar.
Após realizar as configurações e o rateio dos centros de custos, basta contabilizar o registro fiscal normalmente.
O sistema irá trazer automaticamente os centros de custos conforme foram cadastrados e configurados no registro fiscal.