1) OBJETIVO
Este manual tem como objetivo instruir o usuário nas configurações e geração do arquivo MANAD no módulo contábil.
2) CONFIGURAÇÃO
2.1. Plano de Contas Acesse o menu Cadastros > Empresas > Aba Parâmetros > Subaba Contabilidade 1 para identificar o ‘Plano de Contas’ utilizado pela empresa.
Acesse o menu Cadastros > Modelo de Plano de Contas.
Clique em [Procurar] para localizar o Plano de Contas;
Informe no campo ‘2 Digitos Iniciais Natureza Manad’ o dígito inicial de cada grupo de contas com ZERO à esquerda, observando o PL que deverá conter os dois primeiros dígitos do número da conta.
Exemplo: Nº Conta Patrimônio Líquido = 230000000000
01 Ativo
02 Passivo
23 Patrimônio Líquido
03 Despesas
04 Receitas
Clique em [OK] para salvar.
2.2. Cadastro Empresas
Acesse o menu Cadastros > Empresas > Aba Parâmetros > Subaba Responsáveis.
Informe a ‘Data Início da Prest. Serviço’;
Clique em [OK] para salvar.
3) GERAÇÃO ARQUIVO MANAD
Acesse o menu Arquivo > Exportar > MANAD.
Selecione o ‘Período’;
Informe o ‘Local’ onde o arquivo gerado será salvo;
Marque os demais filtros conforme necessidade;
Clique em [Exportar].