Manual Configuração Homologação Banco SICOOB – API

1) OBJETIVO

Este manual tem como objetivo orientar o usuário no processo de configuração e integração com a API de emissão de boletos do Banco SICOOB, garantindo uma implementação correta e eficiente.

2) DADOS NECESSÁRIOS PARA INTEGRAÇÃO COM A API DE BOLETO DO SICOOB

Para utilizar o serviço de emissão de boletos via API no Sicoob, é necessário obter os seguintes dados junto ao banco:

– client_id

– Número do contrato (mesmo código do cliente no Sicoob)

– Número da conta

– Certificado PFX (A1)

Essas informações são essenciais para iniciar o processo de integração.

Observação: Esses dados devem ser encaminhados para a equipe do Athenas, que será responsável por inseri-los no servidor de integração.

3) CADASTRO NO SITE DO SICOOB

Acesse o link: https://developers.sicoob.com.br/portal/login

Faça o login de acesso digitando:

E-mail;

Senha;

Clique em [Entrar].

Clique em ‘Cadastrar Novo Aplicativo’.

Informe:

Nome do Aplicativo;

Descrição do Aplicativo;

Número da Conta;

Clique em [Prosseguir].

Clique no ícone (+) indicado abaixo, para inserir o certificado digital;

Observação: É necessário converter o certificado para ‘.pem’.

Para converter o certificado digital para o formato ‘.pem’, recomendamos que entre em contato com o setor de TI.

Também pode seguir as instruções disponíveis no link abaixo:

https://support.kaspersky.com/KSC/14.2/pt-BR/201428.htm

Clique em [Prosseguir].

Marque a opção ‘Cobrança Bancária V2’.

Em seguida clique em [Criar Aplicativo].

Uma mensagem será exibida informando que o aplicativo foi criado com sucesso e que possui pendências de aprovação.

Os seguintes dados devem ser enviados para o Athenas:

4) CONFIGURAR DADOS NO SERVIDOR DE INTEGRAÇÃO

4.1. Configuração Executada por um analista do Athenas

Acesse a ferramenta de software para gerenciamento bancário;
Para efetuar o acesso, utilize o mesmo login e senha do Athenas Online.

Clique em [Entrar].

Clique em [Adicionar Novo Banco].

Preencha os campos:

Banco;

CNPJ;

Razão Social;

Client ID;

Client Secret (neste campo deve ser inserida a senha do certificado digital);

Clique em [Escolher arquivo] para selecione o certificado digital.

Após inserir os dados é possível conferir as informações.

Informe a ‘Razão Social’ da empresa no campo ‘Pesquisar’ para realizar a busca.

5) CONFIGURAÇÃO ATHENAS

5.1. Cadastro da Conta Bancária

Acesse o menu Cadastros > Financeiro > Contas Bancárias > Aba Cadastro.

Clique em [Incluir];

Informe:

Agência/Dig;

Nº Conta sem o Dig;

Cód. Banco;

Nome do Banco;

Marque a flag do ‘Tipo de Conta’ conforme situação:

Disponib.: para contas de disponibilidade (Conta Corrente, Caixa, Investimento);

Ct. Crédito: para Cartões de Créditos ou Contas de Créditos;

Outros: para demais contas (caixinha de funcionários eu viajam, Encontro de Contas, etc);

Observação: os demais campos poderão ser preenchidos conforme necessidade.

Na aba ‘Cobrança’ preencha os campos:

Código da Empresa no Banco ‘com registro’;

Carteira ‘c/registro’;

Modalidade;

Cod. Cooperativa;

Marque as flags:

Usar Arquivo CNAB 240;

Boletos Padrão Acbr

Boletos PagForAcbr;

Retorno PagForAcbr;

Na subaba ‘Outras Informações’ marque a flag ‘Envio por API Online’;

Clique em [OK] para salvar.

5.2. Caminho para Salvar os Boletos do Banco

Acesse o menu Arquivos > Configurações (Novo) > Cobrança > Caminho para salvar boletos do banco usando API.

Informe o caminho onde os boletos serão salvos (PDF).

5.3. Arquivos na Pasta

Após a emissão, os boletos serão armazenados no caminho especificado nas configurações.

O sistema criará uma pasta seguindo o formato: CNPJ da empresa > Mês/Ano > Nome do cliente.

5.4. Visualizar Boletos

Após a geração do boleto no Athenas, o sistema exibirá a mensagem ‘Processo Finalizado!’.

Na aba ‘Boleto’, é possível acessar os ‘PDF’s’ dos boletos gerados.