Manual Configuração Homologação Banco SICOOB – API

1) OBJETIVO

    Este manual tem como objetivo orientar o usuário no processo de configuração e integração com a API de emissão de boletos do Banco SICOOB, garantindo uma implementação correta e eficiente.

    2) DADOS NECESSÁRIOS PARA INTEGRAÇÃO COM A API DE BOLETO DO SICOOB

    Para utilizar o serviço de emissão de boletos via API no Sicoob, é necessário obter os seguintes dados junto ao banco:

    – client_id

    – Número do contrato (mesmo código do cliente no Sicoob)

    – Número da conta

    – Certificado PFX (A1)

    Essas informações são essenciais para iniciar o processo de integração.

    Observação: Esses dados devem ser encaminhados para a equipe do Athenas, que será responsável por inseri-los no servidor de integração.

    3) CADASTRO NO SITE DO SICOOB

    Acesse o link: https://developers.sicoob.com.br/portal/login

    Faça o login de acesso digitando:

    E-mail;

    Senha;

    Clique em [Entrar].

    Clique em ‘Cadastrar Novo Aplicativo’.

    Informe:

    Nome do Aplicativo;

    Descrição do Aplicativo;

    Número da Conta;

    Clique em [Prosseguir].

    Clique no ícone (+) indicado abaixo, para inserir o certificado digital;

    Observação: É necessário converter o certificado para ‘.pem’.

    Para converter o certificado digital para o formato ‘.pem’, recomendamos que entre em contato com o setor de TI.

    Também pode seguir as instruções disponíveis no link abaixo:

    https://support.kaspersky.com/KSC/14.2/pt-BR/201428.htm

    Clique em [Prosseguir].

    Marque a opção ‘Cobrança Bancária V2’.

    Em seguida clique em [Criar Aplicativo].

    Uma mensagem será exibida informando que o aplicativo foi criado com sucesso e que possui pendências de aprovação.

    Os seguintes dados devem ser enviados para o Athenas:

    4) CONFIGURAR DADOS NO SERVIDOR DE INTEGRAÇÃO

      4.1. Configuração Executada por um analista do Athenas

      Acesse o link: https://cratos.athenas.online/banks
      Para efetuar o acesso, utilize o mesmo login e senha do Athenas Online.

      Clique em [Entrar].

      Clique em [Adicionar Novo Banco].

      Preencha os campos:

      Banco;

      CNPJ;

      Razão Social;

      Client ID;

      Client Secret (neste campo deve ser inserida a senha do certificado digital);

      Clique em [Escolher arquivo] para selecione o certificado digital.

      Após inserir os dados é possível conferir as informações.

      Informe a ‘Razão Social’ da empresa no campo ‘Pesquisar’ para realizar a busca.

      5) CONFIGURAÇÃO ATHENAS

        5.1. Cadastro da Conta Bancária

        Acesse o menu Cadastros > Financeiro > Contas Bancárias > Aba Cadastro.

        Clique em [Incluir];

        Informe:

        Agência/Dig;

        Nº Conta sem o Dig;

        Cód. Banco;

        Nome do Banco;

        Marque a flag do ‘Tipo de Conta’ conforme situação:

        Disponib.: para contas de disponibilidade (Conta Corrente, Caixa, Investimento);

        Ct. Crédito: para Cartões de Créditos ou Contas de Créditos;

        Outros: para demais contas (caixinha de funcionários eu viajam, Encontro de Contas, etc);

        Observação: os demais campos poderão ser preenchidos conforme necessidade.

        Na aba ‘Cobrança’ preencha os campos:

        Código da Empresa no Banco ‘com registro’;

        Carteira ‘c/registro’;

        Modalidade;

        Cod. Cooperativa;

        Marque as flags:

        Usar Arquivo CNAB 240;

        Boletos Padrão Acbr

        Boletos PagForAcbr;

        Retorno PagForAcbr;

        Na subaba ‘Outras Informações’ marque a flag ‘Envio por API Online’;

        Clique em [OK] para salvar.

        5.2. Caminho para Salvar os Boletos do Banco

        Acesse o menu Arquivos > Configurações (Novo) > Cobrança > Caminho para salvar boletos do banco usando API.

        Informe o caminho onde os boletos serão salvos (PDF).

        5.3. Arquivos na Pasta

        Após a emissão, os boletos serão armazenados no caminho especificado nas configurações.

        O sistema criará uma pasta seguindo o formato: CNPJ da empresa > Mês/Ano > Nome do cliente.

        5.4. Visualizar Boletos

        Após a geração do boleto no Athenas, o sistema exibirá a mensagem ‘Processo Finalizado!’.

        Na aba ‘Boleto’, é possível acessar os ‘PDF’s’ dos boletos gerados.