1) OBJETIVO
Este manual tem como objetivo instruir o usuário como criar conta contábil importando planilha em Excel.
2) CRIAR PLANILHA
A planilha em Excel precisa obrigatoriamente conter as seguintes colunas:
Classificador;
Tipo – Analítica ou Sintética;
Natureza – Devedora ou Credora;
Nome da Conta Contábil;
Conta Mãe;
Opcionalmente pode ter as colunas:
Código Reduzido;
Empresas (essa coluna define o preenchimento do campo ‘Empresas que podem acessar’ dentro do cadastro do plano de contas).
Observação: caso a numeração das colunas ‘código reduzido’ e ‘classificador’ já conste cadastrada no sistema, haverá a substituição da numeração para a próxima subsequente.
3) IMPORTAR EM EXCEL
Acesse o menu Cadastros > Plano de Contas.
Clique o com botão direito do mouse sobre a tela;
Selecione a opção Importações > Importar Plano Contas Excel.
Selecione a ‘Planilha’;
Clique em [Abrir];
Marque a flag ‘Meus Dados Possuem Cabeçalho’ para deixar gravado o layout da planilha;
Informe a ‘letra’ da coluna da planilha em Excel corresponde a cada campo;
O sistema emite uma mensagem informando que o processo foi terminado.
4) CONFERÊNCIA DA IMPORTAÇÃO
Acesse o menu Cadastros > Plano de Contas.
Realize a busca da conta contábil importada.
5) INCLUIR NÍVEL NAS CONTAS CONTÁBEIS IMPORTADAS
Clique com o botão direito do mouse sobre a tela;
Selecione a opção Operações > Organizar Plano de Contas.
6) MARCAR A OPÇÃO BALANÇO
Clique com o botão direito do mouse sobre a tela;
Selecione a opção Operações > Marcar as Contas do Grupo 1 e 2 para o Balanço.
Observação: esta rotina irá marcar a opção para todo o plano de contas.