1) OBJETIVO
Este manual orienta o usuário sobre como configurar um desconto automático no Módulo Financeiro.
O desconto será automaticamente aplicado a lançamentos financeiros com base no grupo associado ao fornecedor ou cliente.
2) CONFIGURAÇÃO
2.1. Cadastro Grupo de Pessoas
No Cadastro de Grupos é definido o percentual de desconto a ser utilizado quando as operações ocorrerem com este fornecedor.
Acesse o menu Cadastros > Controle de Pessoas > Grupos.
Clique em [Procurar] para localizar o Grupo de Pessoas;
No campo ‘Desc. Financ. %’ informe o ‘Percentual de Desconto’ a ser aplicado.
Clique em [OK] para salvar.
2.2. Cadastro de Fornecedor
Acesse o menu Cadastro > Pessoas > Fornecedores.
Clique em [Procurar] para localizar o fornecedor;
No campo ‘Grupo’ selecione o grupo a qual pertencerá o fornecedor;
Clique em [OK] para salvar.
2.3. Contas a Pagar/Receber
Acesse o menu Movimentação > Financeiro > Contas a Pagar/Receber.
Clique com o botão direito sobre a tela;
Selecione ‘Opções’;
Marque a flag ‘Desconto Automático’;
Clique em [OK] para salvar.
3) PEDIDO DE VENDA COM DESCONTO
Acesse o menu Movimentação > Vendas > Pedido de Venda.
Clique em [Incluir];
Informe o ‘Cliente’ e a ‘Data’ do pedido’;
Na aba ‘Geral’ informe:
Vendedor;
Forma de Pagamento;
Tipo de Movimento.
Na aba ‘Produtos’ informe os produtos que serão vendidos.
Informe o ‘Código do Produto’ ou digite as primeiras letras do nome na coluna ‘Nome’ e tecle Enter.
O sistema irá abrir a janela de pesquisa para localizar o produto.
Informe a ‘Quantidade’ e ‘Preço Unitário’;
Informe os dados do frete caso haja.
Clique em [OK] para salvar.
3.1. Aplicação do Desconto
Depois de adicionar o produto, clique com o botão direito do mouse na área destacada em cinza escuro.
Selecione Operações > Aplicar Acréscimo Definido no Cadastro do Grupo de Pessoas.
O sistema aplicará o desconto automaticamente, seguindo as regras estabelecidas para o grupo ao qual o cliente está associado.
O sistema aplicará o desconto automaticamente, seguindo as regras estabelecidas para o grupo ao qual o cliente está associado.
Em seguida exibirá a mensagem ‘Terminado!’;
Clique em [OK].
4) GERAR NF’e SAÍDA A PARTIR DO PEDIDO DE VENDAS
No Painel de Pedido de Vendas são listadas todas as ‘Ordens de Venda’ para emissão da nota fiscal.
Acesse o menu Movimentação > Vendas > Painel Pedido de Venda.
Utilize os filtros disponíveis na tela para buscar o Pedido de Venda.
Informe o ‘Período’;
Marque a situação do ‘Pedido de Vendas’ no campo ‘Opções’;
Clique em [Listar].
O sistema irá listar todos os pedidos de venda conforme filtro selecionado.
Dê duplo clique no ‘Código do Pedido de Venda’ que deseja gerar saída;
A tela do ‘Pedido de Venda’ será aberta.
Na aba ‘Acompanhamento’ clique no ícone indicado abaixo localizado
a direita do campo ‘Saída’.
O sistema irá emitir a perguntar: ‘Preparar Saída?’;
Clique em [Sim].
Após o processamento exibirá a mensagem ‘Processo Terminado!’;
Clique em [OK].
Em seguida irá abrir a ‘Tela de Saídas’ com os produtos informados.
Para emissão da NF’e de Saída acesse o manual ‘Emissão NF’e Saída’ no link:
5) DESTAQUE DO DESCONTO NOS LANÇAMENTOS
Após configuração realizada, as notas fiscais de cliente/fornecedor terão desconto somente no financeiro conforme exemplo abaixo.
Já a tela do ‘Contas a Pagar’ ficará com o valor do desconto no campo indicado: