Manual Envio de Rúbricas com Incidência de PIS/PASEP – Versão 1.3. do e-Social – Athenas
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Manual Envio de Rúbricas com Incidência de PIS/PASEP – Versão 1.3. do e-Social

1) OBJETIVO

Este manual tem como objetivo orientar o usuário sobre os procedimentos necessários para configurar, revisar e enviar rubricas com incidência de PIS/PASEP no sistema Athenas3000, conforme as atualizações introduzidas na versão 1.3 do e-Social.

Com a atualização para a versão 1.3 do e-Social, foi introduzido o grupo {infoPisPasep}, juntamente com seus subgrupos e campos específicos. Este grupo apresenta as informações referentes à base de cálculo do PIS/PASEP, considerando as remunerações registradas nos seguintes eventos:

  • S-1200 (Remuneração do trabalhador);
  • S-2299 (Desligamento);
  • S-2399 (Trabalhador sem vínculo de emprego/Estatutário – Término);
  • S-1202 (Remuneração de servidor vinculado a RPPS).

O cálculo da contribuição para o PIS/PASEP será baseado nas seguintes configurações:

  • tpValorPisPasep = [11]
  • codIncPisPasep em S-1010 = [11]

2) CONFIGURAÇÃO

Para garantir que as rubricas com incidência de PIS/PASEP sejam corretamente enviadas, siga os passos abaixo.

2.1. Cadastro Empresas

Acesse o menu Cadastros < Empresas > Aba Parâmetros > Subaba Fiscal 1.

No quadrante ‘Cálculo PIS’ marque a flag ‘Folha’;

Clique em [OK] para salvar.

2.2. Configuração e-Social

Acesse o menu Arquivo > Configuração e-Social.

Clique com o botão direito do mouse sobre a tela e escolha uma das opções:

Atualizar para Versão Simplificada (1.3): atualiza apenas a empresa selecionada.

Atualizar Todas as Empresas para Versão Simplificada (1.3): aplica a atualização para todas as empresas cadastradas no sistema.

2.3. Cadastro de Verbas

Acesse o menu Cadastros > Parâmetros > Verbas.

As rubricas configuradas com as incidências 11 ou 12 para a Previdência Social serão automaticamente parametrizadas para a base de cálculo do PIS/PASEP, garantindo a correta integração e conformidade com as regras do e-Social.

3) ENVIO e-SOCIAL

Acesse o menu Movimentação > e-Social > Gerenciador e-Social.

Após concluir as configurações, ao abrir o gerenciador, o sistema carregará automaticamente as informações necessárias relacionadas às rubricas configuradas.