1) OBJETIVO
Este manual tem como objetivo orientar o usuário na geração automática da folha de pagamento, utilizando a fila agendada e o assistente de processamento em lote.
2) FILA AGENDADA
Acesse o menu Cadastros > Parâmetros > Fila Agendada > Aba Parâmetros.
Clique em [Incluir];
No campo ‘Nome’ informe o nome da fila de processamento;
No campo ‘Módulo’ selecione a opção ‘0. Folha’;
No quadrante ‘Tipo de Execução’ marque a flag ‘Automática de Cálculo e Envio de Relatórios’;
No campo ‘Periodicidade’ selecione a opção ‘Mensal’;
No campo ‘Dia’ e ‘Hora’ informe o ‘dia/hora’ que a execução será realizada automaticamente;
No quadrante ‘Exercício (MÊS/ANO ou PréSet)’ selecione ‘Mês Atual’ no campo ‘Inicial’;
E no campo ‘Final’ selecione a opção ‘MesAtual’;
No quadrante ‘Colaboradores’ marque quais grupos de colaboradores serão processados na folha;
No campo ‘Processamento’ selecione a opção ‘0. Folha Mensal’;
Marque a flag ‘Transmitir e-Social’ se desejar o envio automático das informações ao e-Social.
Marque a flag ‘Não enviar e-Social Doméstica’ para excluir a folha de empregados domésticos do envio.
Na aba ‘Marcações do Assistente em Lote’;
Esta aba permite selecionar e configurar os itens que serão processados automaticamente durante o cálculo da folha de pagamento.
Marque os processos e relatórios que serão gerados automaticamente.
Na aba ‘Empresas’;
Informe o ‘Código/Filial’ da empresa que deseja gerar o processo automático;
Na aba ‘Relatórios’;
Selecione os relatórios que deseja imprimir.
Na aba ‘Marcações da Finalização’;
Marque a flag ‘Usar definições de finalização definidas’;
No quadrante ‘Ações’ marque a flag ‘Salvar em Pasta de Empresa/Filial’;
No campo ‘Caminho’ informe o local onde os relatórios serão salvos;
Clique em [OK] para salvar.
3) DEFININDO O LOCAL PARA SALVAR OS ARQUIVOS
Após configurar a ‘Fila Agendada’, é necessário definir o diretório onde os arquivos gerados serão salvos.
Acesse o menu Arquivo > Configurações (Novo).
Selecione a opção Gabriel Bot > Robô Relatórios – Diretório Entrega;
Informe o ‘Diretório’ onde os arquivos serão salvos.
4) TRABALHO DE ASSISTENTE EM LOTE
Atenção!
A rotina do assistente em lote será executada automaticamente conforme o dia e hora definidos no cadastro da Fila Agendada. A seguir, apresentamos uma demonstração de como a rotina é gerada, apenas para conhecimento do usuário.
Acesse o menu Movimentação > Assistente de Trabalho em Lote.
No quadrante ‘Pré Definições de uma Fila’ selecione a ‘Fila Agendada’ cadastrada anteriormente;
O sistema irá trazer as marcações definidas no cadastro da fila agendada;
Clique em [Avançar].
O sistema irá listar os relatórios que serão gerados no processo;
Clique em [Avançar].
Na sequência serão listadas as empresas cadastradas na fila agendada;
Clique em [Avançar].
O sistema informará as execuções que serão processadas e o local onde os relatórios serão armazenados.
Clique em [Finalizar].
O sistema irá executar o processamento da folha e exibir a mensagem: ‘Terminado’.
Em seguida, verifique os relatórios na pasta selecionada.