Manual Geração Automática da Folha Através da Fila Agendada e Assistente em Lote

1) OBJETIVO

Este manual tem como objetivo orientar o usuário na geração automática da folha de pagamento, utilizando a fila agendada e o assistente de processamento em lote.

2) FILA AGENDADA

Acesse o menu Cadastros > Parâmetros > Fila Agendada > Aba Parâmetros.

Clique em [Incluir];

No campo ‘Nome’ informe o nome da fila de processamento;

No campo ‘Módulo’ selecione a opção ‘0. Folha’;

No quadrante ‘Tipo de Execução’ marque a flag ‘Automática de Cálculo e Envio de Relatórios’;

No campo ‘Periodicidade’ selecione a opção ‘Mensal’;

No campo ‘Dia’ e ‘Hora’ informe o ‘dia/hora’ que a execução será realizada automaticamente;

No quadrante ‘Exercício (MÊS/ANO ou PréSet)’ selecione ‘Mês Atual’ no campo ‘Inicial’;

E no campo ‘Final’ selecione a opção ‘MesAtual’;

No quadrante ‘Colaboradores’ marque quais grupos de colaboradores serão processados na folha;

No campo ‘Processamento’ selecione a opção ‘0. Folha Mensal’;

Marque a flag ‘Transmitir e-Social’ se desejar o envio automático das informações ao e-Social.

Marque a flag ‘Não enviar e-Social Doméstica’ para excluir a folha de empregados domésticos do envio.

Na aba ‘Marcações do Assistente em Lote’;

Esta aba permite selecionar e configurar os itens que serão processados automaticamente durante o cálculo da folha de pagamento.

Marque os processos e relatórios que serão gerados automaticamente.

Na aba ‘Empresas’;

Informe o ‘Código/Filial’ da empresa que deseja gerar o processo automático;

Na aba ‘Relatórios’;

Selecione os relatórios que deseja imprimir.

Na aba ‘Marcações da Finalização’;

Marque a flag ‘Usar definições de finalização definidas’;

No quadrante ‘Ações’ marque a flag ‘Salvar em Pasta de Empresa/Filial’;

No campo ‘Caminho’ informe o local onde os relatórios serão salvos;

Clique em [OK] para salvar.

3) DEFININDO O LOCAL PARA SALVAR OS ARQUIVOS

Após configurar a ‘Fila Agendada’, é necessário definir o diretório onde os arquivos gerados serão salvos.

Acesse o menu Arquivo > Configurações (Novo).

Selecione a opção Gabriel Bot > Robô Relatórios – Diretório Entrega;

Informe o ‘Diretório’ onde os arquivos serão salvos.

4) TRABALHO DE ASSISTENTE EM LOTE

Acesse o menu Movimentação > Assistente de Trabalho em Lote.

No quadrante ‘Pré Definições de uma Fila’ selecione a ‘Fila Agendada’ cadastrada anteriormente;

O sistema irá trazer as marcações definidas no cadastro da fila agendada;

Clique em [Avançar].

O sistema irá listar os relatórios que serão gerados no processo;

Clique em [Avançar].

Na sequência serão listadas as empresas cadastradas na fila agendada;

Clique em [Avançar].

O sistema informará as execuções que serão processadas e o local onde os relatórios serão armazenados.

Clique em [Finalizar].

O sistema irá executar o processamento da folha e exibir a mensagem: ‘Terminado’.

Em seguida, verifique os relatórios na pasta selecionada.