Manual Homologação API – Banco Santander

1) OBJETIVO

Este manual tem como objetivo orientar o usuário no processo de homologação da API do Banco Santander. Nele, serão detalhados os passos necessários para integrar e configurar corretamente a API, garantindo que as transações bancárias, como pagamentos e recebimentos, sejam realizadas de forma segura e em conformidade com os requisitos exigidos pelo Banco Santander.

2) DADOS NECESSÁRIOS PARA INTEGRAÇÃO COM API DE BOLETOS DO BANCO SANTANDER

Para realizar a emissão de boletos via API no Banco do Brasil, é necessário obter os seguintes dados junto à instituição bancária:

– ClienteID

– ClientSecret

– Número da conta

– Certificado PFX (A1)

Essas informações são essenciais para iniciar o processo de integração.

Observação: Todos os dados mencionados devem ser encaminhados à equipe do Athenas, que será responsável por inserir as informações no servidor de integração, garantindo que o sistema esteja pronto para operar com a API de boletos.

3) CADASTRO NO SITE DO BANCO SANTANDER

Acesse o site pelo link: https://developer.santander.com.br/user/login

Faça o login de acesso informando:

Agência;

Conta;

Usuário;

Senha;

Clique em [Entrar].

Após acessar o portal do banco, clique na opção ‘Aplicações’ no menu principal e, em seguida, selecione ‘Criar Novas Aplicações’ para iniciar o processo.

Informe:

Nome do Aplicativo;

Certificado Digital;

Clique em [Prosseguir].

Em seguida, aguarde a aprovação da solicitação pelo banco. O status do processo será atualizado automaticamente no sistema, indicando quando a solicitação for aceita.

Após a aprovação, acesse a seção Minhas Aplicações, onde serão exibidos os dados Client ID e Client Secret.

Essas informações devem ser informadas no sistema para que a integração seja configurada corretamente.

4) CONFIGURAR DADOS NO SERVIDOR DE INTEGRAÇÃO

4.1. Configuração Executada por um Analista do Athenas

Utilize o mesmo login e senha do Athenas Online.

Preencha todos os campos a tela;

Clique em [Atualizar].

Após os dados serem inseridos, é possível verificar e conferir as informações.

5) CONFIGURAÇÃO NO ATHENAS 3000

5.1. Cadastro Empresa

Acesse o menu Cadastros > Empresas > Aba Filiais > Subaba Inferior NF’e/NFS’e.

No campo ‘Certificado Digital’ informe o ‘Número de Série’ do certificado;

Clique em [OK] para salvar.

5.2. Cadastro Conta Bancária

Acesse o menu Cadastros > Financeiro > Contas Bancárias > Aba Cobrança > Subaba CobreBemX.

Clique em [Procurar] para localizar a conta bancária do Banco Santander;

No quadrante ‘Código da Empresa no Banco’ campo ‘Com Registroinforme o ‘Código do Convênio’ fornecido pelo banco;

Marque a flag ‘Envio por API Online’;

Marque a flag ‘Boletos Padrão ACBR’;

Observação: todas as informações para preenchimento dessa tela são fornecidas pelo banco.

5.3. Caminho para Salvar os Arquivos

Acesse o menu Arquivo > Configurações (Novo) > Cobrança > Caminho para salvar boletos do banco usando API.

Informe o caminho onde serão salvos os boletos em PDF.

Após a emissão, os boletos serão salvos automaticamente no caminho especificado nas configurações do sistema.

O sistema criará uma estrutura de pastas organizada da seguinte forma:

– CNPJ da empresa > Mês/Ano > Nome do cliente.

6) VISUALIZAR BOLETO

Após o boleto ser gerado, o sistema exibirá a seguinte mensagem de confirmação: ‘Processo Finalizado’.

Na aba ‘Boleto’, é possível visualizar os arquivos PDF dos boletos gerados.