1) OBJETIVO
Este manual tem como objetivo instruir o usuário como configurar e lançar o Registro 1601 (Operações com Instrumentos de Pagamentos Eletrônicos) no SPED Fiscal.
2) CONFIGURAÇÃO
2.1. Cadastro Administradora
Cadastre a instituição que efetuou ou intermediou o pagamento.
Acesse o menu Cadastros > Pessoais > Pessoas.
Clique em [Incluir] para cadastro da administradora;
Informe:
CNPJ;
Nome/Razão Social;
Endereço;
Clique em [OK] para salvar.
3) LANÇAMENTO REGISTRO 1601
Acesse o menu Movimentação > Desp. Mensais/Cartões de Crédito/ICMS Estoque/Saldo PIS/COFINS > Aba Cartões de Crédito.
Clique em [Incluir]
Informe o ‘Ano/Mês’;
Selecione a ‘Administradora’ cadastrada anteriormente;
Na coluna ‘Cartão de Crédito’ informe o valor recebido na modalidade crédito;
Na coluna ‘Cartão de Débito’ informe o valor recebido na modalidade débito;
Informe o ‘Valor com ISS’ caso haja;
Informe o valor ‘Total Outros’ caso haja;
Informe o valor ‘Intermediador’ caso haja.
Exemplo: Ifood;
Clique em [OK] para salvar.
4) GERAR ARQUIVO SPED FISCAL
Acesse o menu Arquivo > Exportar > SPED Fiscal.
Na aba ‘Exportação’:
Informe no campo ‘Arquivo’ o diretório que o arquivo será salvo;
Informe o ‘Período’ da declaração;
Efetue as demais marcações conforme necessidade;
Na Aba ‘Registro 1010’:
Marque a flag ‘1601 Operação com instrumentos de pagamentos’;
Clique em [Exportar].