Manual Lançamento Registro 1601 – SPED Fiscal

1) OBJETIVO

Este manual tem como objetivo instruir o usuário como configurar e lançar o Registro 1601 (Operações com Instrumentos de Pagamentos Eletrônicos) no SPED Fiscal.

2) CONFIGURAÇÃO

2.1. Cadastro Administradora

Cadastre a instituição que efetuou ou intermediou o pagamento.

Acesse o menu Cadastros > Pessoais > Pessoas.

Clique em [Incluir] para cadastro da administradora;

Informe:

CNPJ;

Nome/Razão Social;

Endereço;

Clique em [OK] para salvar.

3) LANÇAMENTO REGISTRO 1601

Acesse o menu Movimentação > Desp. Mensais/Cartões de Crédito/ICMS Estoque/Saldo PIS/COFINS > Aba Cartões de Crédito.

Clique em [Incluir]

Informe o ‘Ano/Mês’;

Selecione a ‘Administradora’ cadastrada anteriormente;

Na coluna ‘Cartão de Crédito’ informe o valor recebido na modalidade crédito;

Na coluna ‘Cartão de Débito’ informe o valor recebido na modalidade débito;

Informe o ‘Valor com ISS’ caso haja;

Informe o valor ‘Total Outros’ caso haja;

Informe o valor ‘Intermediador’ caso haja.

Exemplo: Ifood;

Clique em [OK] para salvar.

4) GERAR ARQUIVO SPED FISCAL

Acesse o menu Arquivo > Exportar > SPED Fiscal.

Na aba ‘Exportação’:

Informe no campo ‘Arquivo’ o diretório que o arquivo será salvo;

Informe o ‘Período’ da declaração;

Efetue as demais marcações conforme necessidade;

Na Aba ‘Registro 1010’:

Marque a flag ‘1601 Operação com instrumentos de pagamentos’;

Clique em [Exportar].