Manual Plano de Contas

1) OBJETIVO

Este manual tem como objetivo instruir o usuário no cadastro do Plano de Contas Contábil.

2) CADASTRO

Acesse o menu Cadastros > Plano de Contas.

Para criar nova conta contábil, clique em [Conta] ou [Sub. Conta] e em seguida clique em [Incluir];

Na aba ‘Básico’ informe:

Nome da Conta;

Tipo;

Natureza;

Direta/Indireta;

Preencha os demais campos conforme necessidade;

Clique em [OK] para salvar.

3) ORGANIZAR PLANO DE CONTAS

O sistema possibilita organizar as contas contábeis separando por hierarquia de grupos, ou seja, organizar as contas por nível 1, 2, 3 etc.

Clique sobre a ‘Conta Analítica’ que desejar organizar;

Clique com o botão direito do mouse sobre a conta selecionada;

Selecione a opção Operações > Organizar Plano de Contas.

Observação: o sistema não permite excluir contas com saldo. Antes de realizar a exclusão é necessário transferir o saldo para outra conta.

3.1. Empresas que Podem Acessar

Para habilitar o campo ‘Empresas que podem acessar’ selecione uma conta analítica.

Clique nos (…) ao lado do campo e selecione as empresas que podem acessar o plano de contas.

Clique em [OK] para salvar.