1) OBJETIVO
Este manual tem como objetivo instruir o usuário no cadastro do Plano de Contas Contábil.
2) CADASTRO
Acesse o menu Cadastros > Plano de Contas.
Para criar nova conta contábil, clique em [Conta] ou [Sub. Conta] e em seguida clique em [Incluir];
Na aba ‘Básico’ informe:
Nome da Conta;
Tipo;
Natureza;
Direta/Indireta;
Preencha os demais campos conforme necessidade;
Clique em [OK] para salvar.
3) ORGANIZAR PLANO DE CONTAS
O sistema possibilita organizar as contas contábeis separando por hierarquia de grupos, ou seja, organizar as contas por nível 1, 2, 3 etc.
Clique sobre a ‘Conta Analítica’ que desejar organizar;
Clique com o botão direito do mouse sobre a conta selecionada;
Selecione a opção Operações > Organizar Plano de Contas.
Observação: o sistema não permite excluir contas com saldo. Antes de realizar a exclusão é necessário transferir o saldo para outra conta.
3.1. Empresas que Podem Acessar
Para habilitar o campo ‘Empresas que podem acessar’ selecione uma conta analítica.
Clique nos (…) ao lado do campo e selecione as empresas que podem acessar o plano de contas.
Clique em [OK] para salvar.