Manual Variação Cambial – Caixa Simples (Sem Aviso de Crédito) – Registro Financeiro

1) OBJETIVO

    Este manual tem como objetivo instruir o usuário na configuração e lançamento dos registros de variação cambial.

    2) CONFIGURAÇÃO

    2.1. Cadastro Empresa

    Acesse o menu Cadastros > Empresas > Aba Parâmetros > Subaba Financeiro.

    Marque a flag ‘Caixa Simples (Sem Aviso de Crédito)’;

    Clique em [OK] para salvar.

    2.2. Cadastro Contas Contábeis Comércio Exterior

    Acesse o menu Arquivo > Configurações > Aba Códigos Padrões > Subaba Contas Contábeis Comércio Exterior.

    As operações destinadas ao cálculo e registro da variação cambial devem ser devidamente preenchidas, o que implica na classificação dos tipos de registros necessários para essas operações.

    Preencha os campos conforme a operação:

    Plano de Contas;

    Tipo Registro;

    Conta Bancária;

    Tipo Contrato Câmbio;

    Conta Contábil;

    Tipo Doc. Fiscal;

    Centro de Custo;

    Clique em [OK] para salvar.

    2.3. Cadastro Índice Monetário

    Acesse o Módulo Fiscal menu Cadastros > Parâmetros > Moedas/Índices Monetários.

    Clique em [Procurar] para localizar a moeda utilizada na operação;

    Clique em [Alterar];

    Informe a ‘Cotação da Moeda’ correspondente ao dia;

    Observação: O painel é apurado sempre com o último dia do mês;

    Clique em [OK] para salvar.

    3) CRIAÇÃO DO REGISTRO FINANCEIRO

      Acesse o menu Movimentação > Financeiro > Contas a Pagar e Receber.

      É necessário inserir o lançamento financeiro e associá-lo à moeda e à respectiva cotação do dia da operação.

      Para obter todas as instruções sobre como realizar o lançamento do Contas a Pagar/Receber, consulte o item 2 no manual, acesse o link: https://www.athenas.com.br/faq/manual-lancamento-e-baixa-de-contas-a-pagar-e-receber/

      4) REGISTRO DA VARIAÇÃO CAMBIAL

        Após a geração do financeiro acesse o menu Movimentação > Financeiro > Painel de Variação Cambial > Aba Apuração.

        Informe a ‘Competência’;

        Informe o ‘Tipo Financeiro’;

        Clique em [Listar].

        Em seguida clique em [Gravar Variação];

        O sistema irá gerar um registro no financeiro para os lançamentos das variações que ainda não foram liquidados.

        O sistema exibirá a pergunta: ‘Deseja realmente gerar a variação para o mês mm/aaaa?’;

        Clique em [Sim].

        O sistema irá processar a operação e exibir a mensagem: ‘Operação realizada com sucesso!’;

        Clique em [OK] para concluir.

        5) LIQUIDAÇÃO DO REGISTRO FINANCEIRO

          Acesse o menu Movimentação > Financeiro > Contas a Pagar e Receber.

          Ao efetuar a liquidação deste lançamento, é necessário inserir a cotação da moeda do dia em que deseja realizar a liquidação.

          O sistema localizará a última variação realizada e a incorporará ao período de liquidação.

          Para obter todas as instruções sobre como realizar o lançamento do Contas a Pagar/Receber, consulte o item 3 no manual, acesse o link: https://www.athenas.com.br/faq/manual-lancamento-e-baixa-de-contas-a-pagar-e-receber/

          Exemplo:

          – Última variação para o lançamento em 31/05/2024;

          – Liquidação em 10/06/2024.

          O sistema exibirá a pergunta: ‘Deseja calcular a variação cambial?’;

          Clique em [Sim].

          Em seguida a ‘baixa será realizada’.

          Clique em [OK] para concluir.

          6) CONTABILIZAÇÃO

            Para gerar a contabilização, utilize exclusivamente o painel de integração contábil. Selecione a competência desejada e o módulo financeiro para contabilizar as variações cambiais.