1) OBJETIVO
Este manual tem como objetivo instruir o usuário a configurar processos de uma tarefa.
É necessário seguir a seguinte ordem para correta a configuração do processo.
1º) Cadastrar o Passo veja no manual: https://www.athenas.com.br/faq/manual-cadastro-passos/
2º) Cadastrar a Fila do Processo.
3º) Cadastrar o Processo.
2) CADASTRO DE PROCESSO
Acesse o Módulo Administrativo menu Cadastros > Tarefas > Kanban > Processos.
Clique em [Adicionar];
Informe o ‘Nome do Processo’;
No campo ‘Visível’ selecione se o processo ficará visível – ‘Sim ou Não’.
2.1. Aba ‘Regras’.
Se o ‘Processo da Tarefa’ for relacionado a ‘Solicitação de Cliente’, NÃO é necessário a ‘Configuração das Regras’.
Exemplo: Solicitação de Admissão de Funcionário.
Basta selecionar o campo ‘Módulo’.
Se o ‘Processo da Tarefa’ for referente a uma demanda de controle interno, é necessário a ‘Configuração das Regras’.
Exemplo: Entrega de Declaração, Apuração de Impostos.
Selecione o ‘Módulo’;
Informe os campos:
Dias Padrão para Vencimento (dia exato do vencimento)
Esquema de Dias (Ex – Data Prevista Fixa: independente se for feriado, a tarefa vencerá no dia designado);
Sábado como Dia Útil (Sim ou Não. Caso sábado seja considerado dia útil para a empresa);
Mês do PA para Geração – (avaliar preenchimento conforme necessidade);
Mês Vencimento Padrão – (avaliar preenchimento conforme necessidade);
Meta da Entrega (em dias) – (avaliar preenchimento conforme necessidade);
Meses Antes/Depois do PA (período de apuração do processo. Se for mês anterior deve ser negativo);
Mês Vencimento (se o mês de vencimento for mês atual = 0).
2.2. Aba ‘Regras Envio de Documentos e Critérios de Baixa’
Esta rotina permite configurar como a tarefa será baixada.
Selecione o ‘Tipo de Documento’;
No campo ‘Regra de Baixa’ selecione o critério para baixa da tarefa;
Exemplo:
Baixa manual – quando finalizar a tarefa não será enviado nenhum comprovante ao cliente;
Baixa com Anexo Obrigatório – quando finalizar a tarefa será aberta a tela do Document Center para o documento seja anexado.
Selecione quem será o ‘Responsável’ pela baixa.
Marque as flags conforme necessário:
Avançar o Primeiro passo – quem realiza essa ação é o cliente, que avança o primeiro passo do processo;
Tarefa Automática – Quando se tem tarefas que serão automáticas.
Exemplo: Obrigações Acessórias, Impostos mensais.
Abrir Document Center – é preenchida automaticamente quando selecionar a regra de baixa.
Clique em [Salvar].
2.3. Controle de Passos
Ao salvar as ‘Regras Envio de Documentos e Critérios de Baixa’ o sistema habilitará o ‘Controle de Passos’.
Clique em [Adicionar].
Informe o ‘Nível’ e o ‘Subnível’ do passo;
Selecione o ‘Passo’;
Observação: para informações detalhadas de como cadastrar o passo, acesse o manual no link: https://www.athenas.com.br/faq/manual-cadastro-passos/
Marque a flag ‘Analítico’ se desejar que a célula no kanban seja reduzida;
Selecione o ‘Executor’ do passo;
No campo ‘Pular para’ selecione o ‘Passo’, caso seja necessário avançar diretamente para outro passo;
Selecione o ‘Nível’ e ‘Subnível’ para onde deseja pular.
Escolha o ‘Nível’ e ‘Subnível’ de onde será feito o disparo.
Selecione uma ação para ser executada no passo ‘Executar Ação’.
Selecione a ‘Automação’ para executar a ação no passo;
Marque a flag ‘Passo Cancelamento’ para exibir o botão de cancelamento no passo.
Clique em [OK] para salvar.